top of page

Você já se perguntou, onde foi que eu errei?

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Fazemos esta pergunta quando as coisas já não estão boas há um bom tempo, tanto nos negócios, quanto em nossa vida pessoal. Mas o foco aqui são os negócios.


Caminho errado, onde foi que eu errei?

É quase impossível afirmar o momento exato do erro, sempre se acredita que está acertando. Nós do SolucioneRH, acreditamos que muitos destes erros acontecem durante o processo de seleção, pois é o início de tudo, tanto para montar uma sociedade quanto para realizar novas contratações.


Uma grande parte das empresas ainda não valoriza o seu processo seletivo. Fazem uma contratação com base no currículo e/ou na indicação de conhecidos, e se não der certo demitem ou criam uma cultura de apagar incêndio, o que faz a empresa gastar muito tempo, energia e dinheiro.


É muito comum contratar as pessoas pela parte técnica e demitir por seu comportamento.


Uma contratação errada pode gerar muito mais danos do que apenas os custos envolvidos com a demissão. Chamamos de danos indiretos, como: tempo investido em treinamentos, prazos comprometidos, aumento do turnover, queda de produtividade, baixa performance da equipe, sobrecarga de tarefas, clima ruim, e outros.


O processo de seleção é uma etapa essencial para o negócio sobreviver e crescer, pois são estas pessoas que farão sua empresa ter uma alta performance ou não. Já passou da época em que se contrata apenas pelo currículo e uma rápida entrevista. Os negócios precisam ir além. As pessoas que trabalham com você precisam estar alinhadas com a Cultura e o Propósito do negócio, precisam perceber que o seu propósito individual se conecta com o da empresa.


O processo se torna muito mais comportamental do que apenas técnico. É óbvia a necessidade de pessoas com habilidades técnicas, mas deve-se ter o cuidado para não contratar uma pessoa excelente tecnicamente, mas que não está alinhada com a cultura da empresa. Esta pessoa até poderá ter um resultado positivo de uma forma pontual, mas há uma chance muito alta dela contaminar o grupo e influenciar de forma negativa a cultura e o clima organizacional.


Em determinadas situações é mais vantajoso contratar pessoas que ainda não possuem a habilidade técnica desejada, mas que estão alinhadas à cultura e o propósito da empresa, pois é mais fácil ensinar a técnica do que mudar um comportamento.



Percebendo esta demanda latente do mercado, tanto de pequenas como grandes empresas, criamos o SolucioneRH. O SolucioneRH é uma ferramenta para recrutamento e seleção onde você poderá encontrar pessoas que estejam alinhadas à Cultura e o Propósito do seu negócio.


Ela foi planejada para que o usuário consiga criar o seu processo de seleção de uma forma fácil e inovadora. Oferece calibragem de indicadores para cada pergunta que você fizer para o seu candidato, podendo ser objetivas ou descritivas. Você também seleciona quais valores e atitudes são mais importantes para o seu negócio.


Para aumentar a assertividade da seleção, você pode criar o seu time de avaliadores, convidando colegas da sua equipe para também avaliarem os candidatos. A plataforma também conta com um dashboard com todas as informações e relatórios que você precisa.


Acesse a página do SolucioneRH e conheça mais sobre esta ferramenta de processo seletivo com a proposta de ser um Recrutamento mais Humanizado.


bottom of page