Mas afinal, o que é OKR?

O que significa OKR?

O significado da sigla OKR é Objectives and Key Results, que em tradução livre ao português quer dizer Objetivos e Resultados-chave. Sendo assim, as letras indicam justamente o foco principal dessa metodologia de gestão: facilitar a definição e acompanhamento dos objetivos e resultados esperados.

O que é OKR?

Como já citamos anteriormente, OKR é uma metodologia de gestão. Ela serve para organizar a forma como uma empresa olha para os objetivos e os resultados que possibilitam mensurá-los. Por isso, Objectives and Key Results.

Simplificando as definições, temos:


Objectives (Objetivos)

  • Descrição simples e objetiva do que a empresa pretende alcançar;

  • Deve ser qualitativo;

  • Além de concisos e claros, precisam ser aspiracionais; ou seja, fazer com que as pessoas o mantenham em mente e desejem alcançá-lo.

Key Results (Resultados-chave)

  • São as metas necessárias para alcançar os objetivos;

  • Devem ser quantitativas;

  • Cada objetivo deve ter de dois a cinco resultados-chave;

  • Indicam se os objetivos foram alcançados dentro do espaço de tempo planejado;

  • O período a ser avaliado normalmente é de três meses para OKRs táticos e um ano para OKRs estratégicos.


Com todas essas definições, podemos entender que a metodologia OKR cabe na frase: “Eu vou (Objetivos) medido por (Resultados-chave)”.



Além do mais, se pensarmos bem, os OKRs ainda são uma efetiva ferramenta de comunicação. Com elas, as equipes se mantêm alinhadas sobre qual é o foco da empresa e em quais indicadores o esforço deve ser depositado.


É claro que só conceitos não são capazes de dar uma ideia clara de como implementar a metodologia OKR. Sendo assim, criamos alguns exemplos abaixo para que você possa se orientar e aplicar ao seu negócio.


Exemplos de OKR para se inspirar


Exemplo de OKR #1


Objetivo: aumentar as vendas

1º Key Result: aumentar o número de clientes em potencial em 80%

2º Key Result: ter mais receitas com subprodutos e upsell – aumento de 15%

3º Key Result: reduzir em 25% o ciclo de vendas


Exemplo de OKR #2


Objetivo 2: melhorar o atendimento ao cliente

1º Key Result: manter nota média da avaliação dos atendimentos acima de 7

2º Key Result: aumentar a velocidade de resposta em 50%

3º Key Result: implementar autoatendimento para demandas simples

4º Key Result: resolver ao menos 97% de todos os atendimentos


Exemplo de OKR #3


Objetivo 3: ser referência na minha área de atuação

1º Key Result: estar na 1ª página do Google para minha principal palavra-chave

2º Key Result: aumentar em 60% o número de novos clientes em canais digitais

3º Key Result: alcançar o maior número de seguidores nas redes sociais entre meus concorrentes diretos


Lembrando que para cada Key Result é necessário desmembrá-lo em: como vamos alcançar estes resultados, o que precisa ser feito e como vamos fazer para medi-los, no caso os seus KPIs (indicadores de performance).


O mais interessante que a metodologia de OKRs podem ser usadas em qualquer área da empresa, inclusive para realizar o seu Recrutamento e Seleção de uma forma mais assertiva e com indicadores.



Referência: https://bene.com.vc/blog/okr-o-que-e-significado-exemplos-e-metodologia/

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