Mapa do Trabalho 2022-2025: confira a demanda de profissionais por estado


O Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025, com investimento em formação continuada e inicial



Nosso país tem dimensão continental, o Brasil tem regiões com diferentes vocações econômicas. Entender as características de cada uma e mapear a demanda por mão de obra qualificada é indispensável para alavancar o setor produtivo e garantir o crescimento econômico e social.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2 milhões estão em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 7,6 milhões em formação continuada, para trabalhadores que precisam se atualizar.

As áreas e ocupações que mais necessitam de profissionais qualificados variam de estado para estado e estão diretamente ligadas à vocação econômica da região. Tendo em vista essas particularidades, o Observatório Nacional da Indústria, responsável pelo estudo, separou os dados por estado.

Para se ter uma ideia, no Amapá, em Alagoas e no Pará, a área com maior necessidade de formação é a construção; enquanto no Rio Grande do Norte é têxtil e vestuário; e no Distrito Federal, é tecnologia da informação. Outro estado que se destaca em TI é São Paulo, que responde por quase metade da demanda nacional por formação na área. Já na Bahia e no Ceará, couro e calçados aparecem entre as cinco áreas com alta demanda.

Nos dados por estado, é possível conferir não só as áreas com maior demanda como também as ocupações por nível de formação: qualificação -200 horas, qualificação +200 horas, técnico, e superior. Uma curiosidade: a quinta ocupação no nível de qualificação -200 horas do estado de São Paulo é para trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas. Para muitos, um hobby que pode virar profissão.

Confira a demanda de profissionais por estado clicando aqui!


Para você empresa ou candidato que está procurando vagas na região sul ou deseja uma plataforma de Recrutamento e Seleção Humanizada para seu negócio, entre em contato conosco!


Conheça também nosso Portal de Vagas acessando: https://www.solucionerh.com.br/vagas

Referência:

Portal Indústria


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo