top of page

5 Dicas rápidas para atrair talentos para a sua empresa




Fortaleça a sua Marca


Tão importante quanto trabalhar a sua marca de forma externa, para clientes finais, é trabalhá-la internamente, para seus colaboradores. Chamamos esta prática de employer branding. Você já pesquisou o que as pessoas que trabalham na sua empresa pensam dela?


Sua marca precisa ser desejada, para poder atrair os melhores talentos. Para identificar se isto está acontecendo, um bom indicador é o número de candidatos inscritos em seus processos seletivos.

Para a sua marca ser desejada é preciso investir em gestão de pessoas. Você precisa ter uma cultura clara para todos, propósito no que se está fazendo, entre outros fatores que vamos falar neste texto.


Cultura Forte


Você sabe o que é a Cultura de uma empresa? Gostamos de como Daniel Castello define cultura:

"A Cultura é composta, essencialmente, do que comunicamos, em todas as suas formas, e o significado que as pessoas derivam disto. Desde a escolha do local físico, do mobiliário, da forma como o espaço está dividido, do nome, da grafia, das cores, do jeito como falamos, das palavras que escolhemos ao tom de voz que usamos em cada situação.”

De fato a Cultura está enraizada em cada detalhe da empresa, mas podemos começar falando de atitudes e valores. Ter valores e atitudes claros dentro da organização é fundamental, para o engajamento das pessoas e sucesso do negócio, mas não é algo definido somente pela gestão, é preciso a participação de todos para de fato ser algo real, praticado no dia a dia.


Uma dica bacana, depois de definido estes valores e atitudes, é materializar estas palavras em algum local da organização, para que possa ser visto todos os dias, por colaboradores, fornecedores e clientes, isto contribui significativamente para o empoderamento da sua marca.


Comunicação interna

Estimule momentos de feedback entre o time, crie momentos para as pessoas poderem dar sugestões de melhoria dos processos da organização. Todos precisam ser ouvidos e nada melhor que ouvir quem está ali, no dia a dia do negócio. Mas é preciso criar este espaço e documentar as novas ideias que irão surgir. Esta prática melhora o engajamento das pessoas com a empresa, pois se sentem parte do negócio, tendo um papel de protagonistas no futuro da organização.




Ambiente Saudável


Existem diversos benefícios em construir um ambiente de bem-estar corporativo. Um estudo veiculado pela Exame mostra que bons locais de trabalho são, também, 76% mais atraentes, 86% mais produtivos e 70% mais rentáveis, em média. Existem outros indicadores que podem ser sinais de ambientes tóxicos ou desagradáveis aos colaboradores. O alto índice de absenteísmo, evasão ou improdutividade são exemplos importantíssimos de uma má cultura organizacional. Segundo a reportagem feita pelo site Aspectum, para mudar esse cenário é importante investir em segurança, ergonomia e saúde laboral dos colaboradores. Criar um local de trabalho menos burocrático, bem arejado e que proporcione uma relação saudável entre os funcionários. Caso contrário, toda empresa será prejudicada. Isso, além de garantir uma maior retenção dos colaboradores, contribui ativamente para a atração de novos talentos — visto que todos desejam fazer parte de um bom local de trabalho.


Recrutamento e Seleção


Use uma plataforma de Recrutamento e Seleção amigável e empática com os candidatos, a experiência para participar dos processos seletivos da sua empresa precisa ser incrível. Quando solicitamos, ainda, que o candidato envie o currículo para um e-mail, você já está mostrando que a sua empresa está atrasada em relação a tecnologia, principalmente quando precisar recrutar profissionais para esta área.


Além de deixar um processo mais fluido e otimizado, você consegue avaliar o desempenho e grau de afinidade dos candidatos com a vaga e a empresa, organizar todos os seus processos seletivos, dar respostas de forma rápida, fazer agendamentos, além de outras funcionalidades.


E aí, estas dicas fizeram sentido para você?

Se alguma palavra que trouxemos neste artigo ajudou a melhorar o seu negócio, ficamos muito satisfeitos. Acompanhe nossas redes sociais e confira muito conteúdo de qualidade para ajudar a desenvolver ainda mais sua área de Gente.


Faça um teste gratuito por 30 dias em nossa plataforma de Recrutamento e Seleção, clicando aqui!



49 visualizações0 comentário
bottom of page