top of page

Uso de Jogos Corporativos no Recrutamento e Seleção em tempos de Pandemia

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Os profissionais da Área de RH em tempos de Pandemia, enfrentam muitos desafios com o aumento de demanda devido as adequações as Medidas Provisórias, processamento de férias, desligamentos e continuidade das rotinas do Setor, precisando ainda, se readequar para dar continuidade aos processos do Subsistema de Recrutamento e Seleção – R&S em formato virtual, para aquelas empresas que mantiveram as contratações.


Usualmente, os profissionais que atuam com R&S buscam desenvolvimento e novas ferramentas para melhoria dos processos, visando maior assertividade na escolha do candidato para posições em aberto, visto que as ferramentas utilizadas nem sempre podem ser aplicadas da mesma forma, nos diferentes níveis de atuação (operacional/tático/estratégico).


Recentemente, num momento de troca com uma colega da área de RH que atua diretamente com R&S, ela trouxe sua necessidade de se reinventar para realizar as atividades em grupo durante a seleção, em formato não presencial. Seu pedido era: “Tens ideia de alguma Dinâmica de grupo que eu possa utilizar virtualmente?” e essa pergunta rendeu bastante conversa, aonde comentei sobre jogos e outras atividades a serem utilizadas para trabalho em grupo no processo de seleção em formato online. Ao final da nossa conversa (via vídeo do whatsapp – eu em Porto Alegre e ela em Belo Horizonte), ela estava muito satisfeita com todas as alternativas que pudemos pensar juntas.


Como profissional de Recursos Humanos, atuando na Gestão do RH de uma empresa, implementei a utilização de Jogos Corporativos nos processos de R&S, Integração e Treinamentos para desenvolvimento de novos colaboradores ou reciclagem, bem como reforço de conteúdo específico da empresa (como por exemplo Princípios e Valores).  A aplicação dos jogos nestes processos oportuniza o desenvolvimento de uma forma mais lúdica e leve, pois os participantes se envolvem na atividade de forma mais descontraída, mas ainda estruturada. Pensando no desenvolvimento de jovens e adultos, a Andragogia fala de envolver o aprendiz adulto e torna-lo protagonista de seu processo de aprendizagem, de forma que não seja somente uma transmissão de conhecimento entre o educador (neste caso instrutor/facilitador/profissional de RH) e o aprendiz adulto.


Nos processos de R&S, a utilização dos jogos como atividade a ser trabalhada em grupo oportuniza que se possa conhecer e avaliar os candidatos num momento de descontração, visto que as etapas de um processo de seleção para o candidato usualmente causam nervosismo e ansiedade, podendo fazer com o mesmo se sinta retraído e tímido, não atuando de forma verdadeira nas atividades propostas durante o processo.  



Em minha vivência da aplicação de jogos nas atividades em grupo durante o processo de R&S, tive o retorno positivo das Lideranças envolvidas nos processos, validando a aplicabilidade desta prática com relatos de que oportuniza que possamos visualizar algumas soft skils, bem como avaliar o candidato atuando no trabalho em equipe e frente a um momento de tomada de decisão, que no formato de entrevista convencional, nem sempre é viável.


E no atual cenário atual, em tempos de Pandemia, penso que o RH pode utilizar os jogos corporativos e outras atividades no formato on line, se utilizando de plataformas que oportunizam o encontro entre mais de uma pessoa e compartilhamento de conteúdo. Alguns jogos corporativos, baralhos e até mesmo jogos usualmente de tabuleiros, podem ser encontrados e adaptados para o formato on line. Essa diversificação no uso de recursos para oportunizar a prática de atividades em grupo no processo de R&S, é mais um desafio para os RHs que atuam neste subsistema da Área.


E você Profissional de RH, ficou curioso? Me chama que batemos um papo para pensar novas alternativas para os seus processos de recrutamento e seleção também!


Gestão de Pessoas, RH, Desenvolvimento, T&D, R&S

bottom of page