Há alguns anos atrás, entrevistar de forma online, atender uma pessoa pela internet, criar relações via web eram todas ações desacreditadas. Mais ainda, conseguir gerar dados numéricos sobre questões extremamente subjetivas como a contratação de pessoas, por exemplo. Hoje nós aprendemos que tudo é quantificável. Muitas dessas coisas são difíceis de quantificar, mas isso não significa que seja impossível. Neste artigo, você vai aprender mais sobre análise de dados e como ela está transformando o processo de contratação.
Todos nós sabíamos que era uma questão de tempo até que as pessoas passassem a aceitar que essas mudanças estão acontecendo e que elas iriam atingir todas as áreas do conhecimento humano. O advindo da pandemia em 2020 acelerou e muito esse processo. Muito se deve ao distanciamento social e a necessidade de utilizar a tecnologia nos fez aceitar essas mudanças "na marra".
Todas as áreas de atuação estão passando por um grande processo de digitalização e a área de humanas não poderia ficar de fora dessa mudança. Por mais que algumas delas possam causar estranheza pelo distanciamento, todas elas deixam os processos mais funcionais, práticos e ágeis. Mas acima de tudo, o digital nos gera dados. Os dados têm se mostrado cada vez mais valiosos, pois olhando para eles conseguimos ser mais estratégicos e eficazes em quaisquer que sejam as necessidades e tomar ações mais assertivas.
A inteligência artificial e o Recrutamento e Seleção
Os processos seletivos também estão passando por digitalização e isso é muito promissor. E não é de hoje, já faz alguns anos que as empresas vêm buscando formas de agilizar seus processos seletivos. Elas buscam, além disso, deixá-los mais eficazes e informativos. Estão passando a utilizar a informação gerada pelas ferramentas para tomar decisões estratégicas e alinhadas com os objetivos do negócio. Estão ganhando a informação na palma de suas mãos e deixando de necessitar de terceiros.
A Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (aprendizado de máquina) possibilitam que os robôs criados para selecionar pessoas, citando como um exemplo, aprendam com o passar do tempo a ler e entender os dados utilizados na ferramenta. Esse aprendizado permite que a IA se torne cada vez mais eficaz na seleção dos candidatos e entregue apenas aqueles mais indicados para a vaga. Essas ferramentas podem auxiliar muito na análise de dados das empresas.
A desvantagem disso, em grande parte das vezes, é que a máquina não tem inteligência suficiente para identificar se o candidato possui afinidade cultural com a vaga. Ou seja, o candidato é selecionado apenas por seu perfil técnico. Aquela máxima da contratação, contrate pelo perfil técnico e demita por pelo comportamento ainda é muito comum.
Se você quer contratar as pessoas pelo que elas são e não apenas pelo que elas sabem, você precisa fazer uma seleção mais humana. Isso não quer dizer que você não possa usar ferramentas, você deve fazer isso, mas ela não deve bastar por si só.
O papel da análise de dados no recrutamento e seleção
Com os dados das suas seleções nas mãos você vai poder identificar com mais clareza onde você está errando e acertando. Mantenha a estratégia funcional e busque soluções para as disfuncionais. Citando o exemplo acima, caso você identifique que os candidatos não estão vindo alinhados com o perfil comportamental que você necessita, inclua etapas no seu processo seletivo para avaliar isso do candidato.
Faça as perguntas certas para ver se ele compartilha os mesmos valores e atitudes do seu negócio ou da vaga para qual ele está sendo selecionado. Aplique testes práticos para ver como ele se comporta com a mão na massa, se ele consegue resolver um grande desafio e avalie como ele chegou naquele resultado.
As perguntas são poderosas e podem ser feitas de infinitas formas. Busque fugir do tradicional, por exemplo: “Se você fosse um animal, qual animal seria?” e faça perguntas para gerar reflexão, do tipo “Qual é o seu propósito de vida?”. No teste prático peça para o candidato resolver um grande problema que você tem dentro da sua empresa, exemplo: “Monte uma estratégia para vender 96 apartamentos em 6 meses”.
As ferramentas podem sim melhorar de maneira muito significativa todo o processo de seleção de uma empresa, mas ela não faz milagre sozinha. Quem estiver responsável por esse processo deve usar ela exatamente da forma como ela é: uma ferramenta. Ela é apenas uma etapa, ou mais, mas elas não devem ser as únicas em todo o processo. São necessárias várias ações para que o candidato seja bem selecionado e, mais do que isso, permaneça por mais tempo e gere ótimos resultados com o seu trabalho.
A importância da experiência do candidato no processo de recrutamento e seleção
Dito tudo isso se torna clara a importância de pensar em estratégias para aproximar pessoas que possuam afinidade com a cultura do negócio. Essas estratégias vão desde realizar um bom filtro no processo seletivo, até criar uma persona que se comunique com essas pessoas nas ações de marketing. Outro ponto bastante importante em todo esse processo é possuir um processo de onboarding bem estruturado e que mostre no detalhe quem é a empresa, como ela funciona e como ela trabalha.
Quando uma empresa consegue amarrar todas essas pontas e ser fiel ao que ela diz que é, ela vai engajar muito mais seus colaboradores e eles darão muito mais resultado, com certeza. As novas gerações estão em busca de um propósito para o que elas fazem, elas querem fazer a diferença e não mais ter apenas segurança para pagar as contas no final do mês.
Comece se questionando sobre qual é, de fato, a cultura do seu negócio. Por que os fundadores abriram a empresa? Se você precisar de ajuda nesse processo contrate uma consultoria, ou melhor ainda, uma assessoria para te auxiliar nesse processo. Depois construa processos seletivos alinhados com essa cultura. Faça as perguntas certas para os candidatos e avalie eles na prática em grandes desafios. Por fim, faça um bom acompanhamento de onboarding, mostrando a empresa em todos os seus aspectos.
Paralelamente a isso, use marketing do seu negócio para comunicar para todos, parceiros, clientes e colaboradores o que é importante para a marca (Employer branding). Faça esse trabalho sair de dentro dos portões da sua empresa, faça com que muitas pessoas se impactem por ele e comecem a seguir você pelo que você acredita e não apenas pelo que você produz.
Ainda com dúvida? Entre em contato conosco. Podemos lhe auxiliar nesse processo e agilizar muito o seu caminho.
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