• SolucioneRH Recrutamento Humanizado

O processo de mudança leva tempo

Como já falei em outro texto no LinkedIn, às vezes nos acostumamos com situações com as quais não estamos satisfeitos em nossa vida pessoal e profissional. Vamos apenas vivendo, passando por essas situações, às vezes reclamando um pouquinho aqui, um pouquinho ali, mas sem fazermos nenhuma mudança para resolver os problemas. Esse processo de mudança leva tempo e precisa de um empurrão inicial. Por isso, no texto de hoje, vou te dar uma mãozinha para você começar seu processo de mudança!


Não deixe para amanhã

Tudo mundo já deve ter usado a famosa frase “amanhã eu faço”, não é mesmo? Mas, e quando nossa vida fica repleta de “amanhãs” e nenhum “hoje”? Se você está insatisfeito com algo, não se acostume e não deixe essa mudança para depois.

É preciso saber a diferença entre ser paciente e perder tempo. Mudar algo em nossas vidas é um processo demorado e pode dar algum trabalho, mas tudo começa com o pontapé inicial. Você irá perceber que mesmo que leve tempo e dedicação, os frutos que você irá colher valerão a pena. Além disso, à medida que você for chegando à reta final, tenho certeza que ficará cada vez mais animado e isso pode até influenciar em outros aspectos da sua vida. Quando estamos bem com nós mesmos e com nossas atitudes, as coisas ao nosso redor caminham bem também.

Como começar esse processo de mudança?

Antes de tudo, reflita sobre o que você deseja mudar. Entenda onde você está hoje, onde quer chegar e como você pode alcançar essa meta. Planejamento é sempre importante, então, decida o que você quer e tente elaborar um plano.

Lembre-se de que não é necessário começar com atitudes radicais. Por exemplo, está insatisfeito no emprego? Tenha calma e reflita primeiro. Qual outro cargo você gostaria? Você pode começar fazendo uma pesquisa sobre em quais empresas gostaria de trabalhar, tentar fazer alguns contatos, enviar currículos ou até mesmo fazer algum curso de capacitação. Não se esqueça, tudo depende desse pontapé inicial.

Outro ponto importante é não focar nos problemas, e sim nos resultados. Às vezes ficamos pensando em todo o trabalho que podemos ter ao fazer alguma mudança em nossa vida e até esquecemos os motivos que nos levam a querer mudar. Não se encha de obstáculos antes mesmo de começar sua jornada. Trilhe seu caminho e lide com os obstáculos à medida que aparecerem. É importante não se perder em problemas imaginários que talvez nem se tornem realidade.

O processo de mudança leva tempo

Vivemos em uma época em que tudo é muito imediato. Se temos que esperar por qualquer coisa, seja em uma fila ou até mesmo uma página na internet ser carregada, já ficamos irritados. Esse imediatismo ao extremo pode influenciar a forma como lidamos com a nossa vida, nosso trabalho, nossos relacionamentos e, é claro, faz com que desejamos mudanças também imediatas.

Não somos máquinas. Nosso desenvolvimento pessoal requer paciência. Aprendemos aos poucos, erramos pelo caminho, mas é importante termos compaixão com nós mesmos e aprender com nossos erros. Lembre-se de como aprendemos a andar. Primeiro nos arrastamos, depois engatinhamos, tentamos andar, caímos às vezes, até que estamos prontos para andar com segurança e até mesmo correr. O seu processo de mudança acontecerá da mesma forma!

Reflita sobre onde quer chegar. Esteja disposto a abraçar os frutos e obstáculos desse processo e aceite que pode levar um tempinho até a linha de chegada. Tenha pressa em colocar em prática somente o que você avaliou com calma e decidiu, tenha pressa apenas em começar o processo de mudança hoje mesmo! Conheça a si mesmo e descubra seu tempo! Cada um é único e o processo de mudança também será :)

Nayára Oliveira, Psicóloga e Master Coach de Direcionamento Profissional e Carreira







2 visualizações

© 2020

SolucioneRH

Acelerado por Iniciativa Eyes

Gramado - RS

  • Facebook SolucioneRH
  • Instagram - SolucioneRH
  • LinkedIn - SolucioneRH
  • Twitter - SolucioneRH
  • YouTube - Falando de Gente